O empobrecimento da classe trabalhadora, ou seja, das pessoas que trabalham para custear a vida e formar um pequeno patrimônio para a velhice, piorou até mesmo na riquíssima Suiça. Quase metade de todas as famílias onde somente um membro do casal vive com os filhos está numa situação tão difícil que nem mesmo podem mais sair de férias, e para famílias com o casal vivendo junto o número é de 40%. De uma forma geral, para 47%, a renda atualmente é apenas suficiente para custear a vida no dia-a-dia (em 2023 eram 41%) e 7% das famílias vivem atualmente com menos recursos financeiros do que realmente precisam. E, também de forma geral, 2/3 das famílias declararam numa recente pesquisa (abaixo) que não conseguem economizar mais de 500 francos por mês.
O enfraquecimento da situação financeira reflete uma tendência de longo prazo, confotme consta na brochura (abaixo) com os resultados da pesquisa atual publicada esta semana. As famílias estão muito preocupadas com os crescentes custos do seguro de saúde, dos custos relacionados aos cuidados com a saúde (medicamentos, reabilitação, etc.) e com a sua situação de moradia, além da crescente inflação. Quando o tema é futuro, os suíços que participaram de todas as três pesquisas (2022. 2023 e 2024) entintadas de “Barômetros da Família” demonstraram pouca confiança no melhoramento da situação geral das famílias na Suíça. De acordo com o estudo, 72% das famílias esperam que sua situação até mesmo piore ou se deteriore significativamente nos próximos anos.

A situação financeira atual reflete uma tendência de longo prazo, pois ela foi um tema dominante em todos os três últimos “Barômetros da Família” publicados.
Os dados acima foram retirados dos resultados contidos no “Barômetro da Família Suiça 2025”, que o grupo de interesse Pro Familia Switzerland e o especialista em pensões Pax apresentaram na quinta-feira. Para isso, O estudo lança luz sobre o que Fa
A pesquisa “Barômetro da Família Suiça” é conduzida anualmente pelo de interesse Pro Família Suiça e o especialista em pensões Pax. No âmbito desta pesquisa representativa, um total de 2.200 famílias de todas as partes da Suiça foram entrevistadas entre 12 e 22 de Novembro de 2024 usando um painel online, levando em consideração vários tipos de estrututa de família existentes na Suiça. A pesquisa foi conduzida pela empresa de consultoria e pesquisa Empiricon AG em nome da Pro Familia Switzerland e da Pax.
O „Barômetro da Família Suiça 2025“ (em alemão) pode ser baixada aqui >>>